quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Prólogo: Felicidade compartilhada, ou "O que é este blog?"

Olá. Meu nome é João Solimeo, sou editor de imagens e trabalho na PUC-Campinas. Basicamente meu trabalho consiste em editar matérias e telejornais para os alunos de Jornalismo, comerciais para Publicidade, institucionais para Relações Públicas, etc.

O que é o "15 Dias pelo Perú e Bolívia"? Recentemente voltei da viagem descrita no título. Foi minha primeira viagem sozinho pela América do Sul. Uma viagem que começou como uma idéia na cabeça anos atrás: "Um dia eu vou à Machu Picchu". No final de 2008, após um ano cansativo mas proveitoso no trabalho e algumas definições na minha vida pessoal, resolvi pôr em prática o sonho e partir para o Perú. A princípio seria uma viagem mais no estilo "mochileiro", feita inteiramente por via terrestre, mas acabou contando com uma parte aérea. O que não significa que não tenha passado por aventuras. Fui sozinho e sem um roteiro muito definido. Não houve auxílio de agências de viagem ou de intermediários. Na minha mochila (pequena), havia apenas duas calças jeans, cinco camisetas, sete cuecas e algumas meias. Levava dinheiro em uma carteira amarrada ao cinto da calça do lado esquerdo e, em uma bolsa masculina pendurada de atravessado no peito, minha fiel Cybershot H-10, três baterias, quatro cartões de memória (num total de 8 Gb de espaço para fotos), um caderno para anotações e uma caneta. E era isso.

Como vai ser organizado este blog? Sinceramente, ainda não sei. Só sei que tenho vontade de dividir com vocês minhas experiências nestes incríveis 15 dias de viagem. Sei também que tirei aproximadamente 2.700 fotos, algumas das quais serão usadas para ilustrar este blog. Aviso também que gosto MUITO de escrever, e gosto de escrever MUITO. Para quem já conhece minhas críticas de cinema, isso não é novidade. Sem dúvida, este é um dos motivos para me fazer voltar à faculdade, aos quase 37 anos de vida, para estudar jornalismo. "A felicidade só é real se for compartilhada", escreveu Alexander Supertramp no filme "Na Natureza Selvagem". Um dos possíveis nomes para este blog, aliás, era exatamente este: felicidade compartilhada.

Compartilhem, assim, meu relato, e façam bom proveito.

7 comentários:

Anônimo disse...

A descrição da mala foi uma lição de vida! Um dia chegarei lá!
Tô aqui prestando atenção pra aprender o roteiro pra quando chegar minha vez (e que seja logo!).
Ah, pelamor, coloca fotos aí, tô curioso, só gosto de livros com muitas figuras!
Abraço!
Artur

João Solimeo disse...

Opa, Artur, inaugurando o espaço! Heheh...a questão da mala foi resolvida na marra. Não estava afim de ficar carregando muita coisa. Tinha uma mochila GRANDE, estilo mochileiro mesmo, e uma normal, que foi a que levei. Melhor coisa.

Sim, sim, as fotos...o povo quer as fotos. Próximo post (sobre Lima, Peru) prometo ilustrar com várias fotos.

Abraço!

João Solimeo

Luis Corvini Filho disse...

Então agora a opinião de um jornalista, publicitário e grande fã das resenhas cinematográficas!

Mande bala Joãozinho!
Quero ler muito tudo que rolou!

Parabéns pela iniciativa da viagem!
Parabéns ainda mais pela iniciativa de fazer jornal!

Grande abraço!

Luis Corvini Filho

João Solimeo disse...

Opa, beleza, Corvini? Valeu pelo comentário!

Abraço.

João Solimeo

Unknown disse...

bora acompanhar esta aventura então... comecei ao ocntrário aleitura do blog..mas tá valendo
faloww

Menina de lah disse...

Olha o Fachini aqui arriba!! ahauahu

Tô lendo o blog do meio pra baixo, depois volto pra cima.
E tô é com raiva por vc não ter me contado disso aqui..ahauahua

Parabéns João! Pela inciativa da viagem, do blog e das definições na vida (imagino que são muitas).
Aposto que voltastes diferente dessa viagem.

=]

João Solimeo disse...

Olha quem está por aqui! Tudo bom, moça? Não te contei? Bom, enviei mensagem para todos meus orkutiamigos.

Se voltei diferente? Provavelmente sim... viajar sempre é bom para ampliar os horizontes, ver outros modos de vida, pontos de vista, perspectivas...

Quanto ao blog, é provavelmente contrário a tudo que se "deve fazer" online (textos loooongos, etc), mas é isso ai.

Bjos, e acompanhe e comente.

João Solimeo