quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

cap 6: Centro Histórico parte 2 - Lima

O Centro Histórico de Lima foi considerado pela Unesco como Patrimônico Cultural da Humanidade em 1988. De acordo com a Wikipedia, a cidade foi fundada em 18 de janeiro de 1535 pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro. O Centro Histórico é formado pela "Plaza de Armas", a Catedral de Lima, o Palácio do Governo e uma série de outros prédios e lugares circundantes. Havia uma "eletricidade" interessante no ar, uma mistura de antiguidade e tradição com modernidade que me pareceu interessante. Mas não era uma modernidade "século XXI". Os ônibus antigos, os táxis e os prédios davam à paisagem um ar ainda de século XX, uma sensação de "deja vú" engraçada.

Em alguns prédios há umas sacadas muito interessantes nas janelas. Elas são de madeira e fechadas como uma caixa, parecendo por vezes um vagão de trêm pendurado para fora da casa. Segundo escutei de um guia no dia seguinte (aguardem a história), estas sacadas eram feitas deste jeito para que as "senhoras" peruanas de antigamente pudessem ver sem serem vistas.


Fui andando pela Plaza de Armas, obervando e tirando fotos. Me chamou a atenção um carro blindado do exército parado ao lado do Palácio de Governo...será que estaria havendo algum problema político? Pelo que vi depois, não. É bastante comum em Lima se ver soldados do exército fazendo vigia em pontos tão estranhos quanto a reforma de uma rua, por exemplo. As portas da Catedral estavam fechadas, a não ser que aquela porta ali à esquerda fosse a entrada? Atravessei a rua e fui até a grande porta de madeira. Um senhor de cabelos brancos estava parado à porta, como que mantendo guarda. Entrei.

O interior da Catedral era bonito, mas bem menos rebuscado do que outras igrejas que vi depois. Uma missa estava sendo celebrada naquele momento, mas apenas uma meia dúzia de senhoras estava assistindo. Fui caminhando e escutando a celebração em espanhol que, do que me lembro dos tempos de criança, era exatamente igual às missas aqui no Brasil. As senhoras começaram a cantar uma música cuja melodia também já havia escutado em igrejas brasileiras. O altar era dourado, mas simples. A luz do sol entrava por uma alta cúpula. Resolvi sair e continuar minha exploração.
Voltei a atravessar a praça e fui ver mais de perto o Palácio do Governo, originalmente a casa de Francisco Pizarro, hoje residência oficial do Presidente Alan García. Sob um calor de mais de 30 graus, soldados fardados guardavam a porta do Palácio. Boa sorte para eles.

Um monte alto havia chamado minha atenção quando estava na praça. Entre o Palácio do Governo e a Catedral de Lima havia uma rua estreita, com prédios baixos e coloridos. Por trás deles eu podia ver um monte (ou montanha?) com uma cruz no alto e, pintada na lateral, em branco e vermelho, havia uma grande bandeira do Perú. Que lugar seria aquele? Eu não posso ver uma torre ou um mirante que tenho vontade de subir para poder apreciar a paisagem do alto, então fui andando em direção ao tal monte.


Nenhum comentário: